por uma bomba, que o envia sob pressão,às diferentes partes móveis do motor.
Ele passa por um filtro que retém as impurezas e partículas que possam danificar
algum mecanismo ou superfície de atrito.O óleo continua através dos condutos
internos do bloco,lubrificando a árvore de manivelas,bielas,pinos,árvore de
comando de válvulas,tuchos,balancins e guias de válvulas,assegurando-se um
fluxo de óleo em qualquer condição de funcionamento do motor (fig. 1),
sendo que algumas partes são lubrificadas pelo óleo que vasa naturalmente.
A indicação da pressão existente no sistema é feita através de um manômetro
indicador,conectado por tubulação ao circuito de óleo,ou através de uma
unidade emissora instalada no bloco,que é ligada ao indicador luminoso no
painel do veículo.
Lubrificação por salpique ou projeção.O óleo do cárter é
recolhido pelos pescadores incorporados nas capas dos mancais das bielas,ao girar
a árvore de manivelas,e o lançam nas paredes dos cilindros e demais partes móveis
(fig. 2).Os mancais da árvore de manivelas,bielas e árvore de comando de válvulas
possuem orifícios que recebem o óleo que lubrifica o interior dos mancais.
Sistemas de lubrificação misto.É uma combinação dos sistemas por
salpique e pressão,em que os elementos bubmetidos a maior atrito,como os mancais
da árvore de manivelas,bielas e apoio da árvore de comando de válvulas são
lubrificadas a pressão e a parede dos cilindros e tuchos por salpique ou
projeção (fig. 3)..
carburados & cia
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