finalidade acionar e orientar as rodas dianteiras do veículo à vontade do
condutor.Os principais componentes da direção; (veja fig.)
Caixa de direção.A caixa converte o movimento de rotação
do volante da direção em movimento retilíneo nos braços e barras,
permitindo além disso,que o condutor realize um menor esforço para
dirigir o veículo.Está constituída por uma caixa metálica,geralmente
aparafusada no quadro,em cujo interior está colocado o sem-fim com
seus rolamentos e o setor com seus elementos de ajuste,tudo submerso
em lubrificante.
Coluna de direção.Está formada por um tubo em cujo interior
gira a árvore do sem-fim,acionada pelo volante da direção,instalado no
outro extremo.A fixação do volante pode ser por chavetas ou estrias e a
centragem da árvore do sem-fim na coluna por meio de rolamentos.
Braços,barras e articulações da direção.
Este conjunto é o encarregado de transmitir o movimento do setor às
rodas.A variação dos ângulos que formam os braços e as barras é obtida
por meio das articulações ou ponteiras da direção.
A disposição destes elementos é muito variada e depende do tipo e modelo
do veículo e da forma da suspensão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário