É formado por diversos fios de aço,enrolados uns sobre os outros.
TIPOS: COM conduíte e SEM conduíte.
Com conduíte,é geralmente utilizado,quando funciona em locais descobertos,pois
o conduíte serve de elemento de proteção ao cabo. (fig. 1)
Sem conduíte,é utilizado,quando o veículo possui uma tubulação fixa que serve
como conduíte. (fig. 2)
Nesse tipo,o conduíte deve ser montado com uma curvatura de medida
especificada cuja finalidade é evitar a trepidação nas arrancadas absorvendo os
trancos provenientes do cabo,ao se soltar o pedal da embreagem. (fig. 3)
Quando essa curvatura é menor que a especificada,a embreagem pode trepidar
em saídas bruscas.
Quando é maior,dificulta os movimentos do cabo,causa ruídos ou provoca o
rompimento deste.
Alguns veículos utilizam um cabo de embreagem que tem um conduíte curto
entre o chassi e o suporte do conduíte na caixa de mudanças. (fig. 4)
carburados & cia
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