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quinta-feira, 13 de março de 2014

Sistemas de arrefecimento

O sistema é um conjunto que permitem dissipar o calor produzido no motor
durante seu funcionamento,mantendo-o na temperatura normal em qualquer
condição de marcha.
TIPOS
Os sistemas empregados são:
-A água
-A ar
Sistemas de arrefecimento a água.Está constituído principalmente pela bomba
de água,radiador,ventilador e condutos de água  (fig. 1)
Neste sistema o líquido refrigerante circula ao redor dos cilindros e cabeçote do
motor,absorvendo o calor gerado pela combustão da mistura e pelo atrito das 
peças em movimento.
Uma bomba colocada no sistema permite a circulação da água pelos condutos
do bloco e do cabeçote em forma permanente.A água quente é enviada ao 
radiador,onde é distribuída em uma grande superfície,que é atravessada por uma
corrente de ar,provocada pela rotação do ventilador.A água é resfriada até limites
adequados,fazendo que se dissipe no ar o calor excessivo.Um termostato colocado
entre o cabeçote e o radiador impede que a água circule pelo sistema quando o 
motor está frio,circulando apenas,dentro do motor.
A medida que aumenta o calor da água de arrefecimento,a válvula termostática 
começa a abrir para que circule pelo radiador.Para controlar a temperatura do
motor,instala-se nos veículos um indicador,que previne o condutor de possíveis 
avarias causadas pelo excesso de calor.Os indicadores podem ser mecânicos ou 
elétricos.

Sistemas de arrefecimento a ar.Caracteriza-se pela constituição do bloco e do
cabeçote,que possuem alhetas de refrigeração,com o objetivo de dissipar melhor
o calor gerado pela combustão da mistura e o atrito das peças em movimento
(fig. 2)
Uma turbina faz o ar circular através das alhetas de refrigeração do motor,o que
mantém a temperatura normal de funcionamento,estando o veículo parado ou em
movimento.A quantidade de ar é controlada por válvulas colocadas nos condutos
de arrefecimento.Estas são acionadas por um termostato.

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