relógio

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Carregador de baterias

O carregador com lâmpada incandescente (lento),é uma boa opção para
recarregar a bateria do veículo.Abaixo segue duas opções com
montagem fácil.
Material utilizado:
Bocal e sua respectiva lâmpada
Fios 2,5mm
Garra jacaré
Plug tomada
Diodos 1N 4007
Solda e parafusos
caixa p/ acondicionamento. 
Modelo 1
Modelo 2
Obs: Quando utilizar o aparelho,é aconselhável liga-lo primeiro na 
bateria,e só depois na tomada,essa medida aumenta a vida útil do 
seu recarregador de baterias.


sábado, 17 de maio de 2014

Sistemas de Suspensão

Constituição
Os principais componentes da suspensão são:
Molas ou barras de torção.São elementos que absorvem as trepidações
ocasionadas pelo movimento do veículo.
Amortecedores.São os encarregados de oferecer resistência aos
movimentos bruscos da mola ou da barra de torção.
Barras estabilizadoras.Tem a missão de diminuir a inclinação
do veículo nas curvas,mantendo os pneumáticos aderidos ao caminho.

Classificação
As suspensões classificam-se em:
-Rígidas
-Independentes

Suspensões rígidas.Neste sistema os eixos dianteiro e traseiro
são rígidos e estão suspensos do quadro por meio de molas.neste tipo,
os impactos ou trepidações de uma roda se transmitem a outra.
Suspensões independentes.Neste sistema as trepidações
e vibrações de uma roda não se transmitem as outras,por estar fixada ao
quadro por um eixo e amortecedor próprios e independentes.

Os veículos podem ser
-Suspensão rígida nas quatro rodas
-Suspensão independente nas quatro rodas
-suspensão independente nas rodas dianteiras e rígidas nas traseiras

Tipos de suspensão rígida
Por feixe de molas;este tipo se caracteriza por que conta,geralmente
com um feixe de molas em cada extremidade dos eixos e que são
fixadas ao quadro por meio de algemas ou braçadeiras basculantes (fig. 1).
Por mola helicoidal;usa-se em eixos traseiros de veículos leves e vai 
colocado entre o quadro e o eixo.É fixado por meio de placas com
um pino central em ambas as extremidades (fig. 2).
Tipos de suspensão independente
Por feixe de molas;este é colocado transversalmente no quadro e 
cada extremidade realiza o amortecimento de forma independente
da outra (fig. 3).
Por mola helicoidal;este tipo,o mais generalizado,é usado especialmente
na suspensão dianteira (figs. 4 e 5).
De barras de torção;neste tipo,uma barra de aço de grande elasticidade
é submetida a esforços torcionais,o que absorvem os movimentos
verticais da roda (fig. 6).
Hidro-pneumáticos.Nestes sistemas,o amortecimento é efetuado pela 
compressão de um gás encerrado sob pressão em uma dupla câmara
hermética.O êmbolo se desloca,acionado pelo movimento da roda,
em um cilindro que se comunica com a câmara de óleo,fazendo pressão
sobre a câmara de gás,por meio de uma membrana que as separa (fig. 7).

carburados & cia