relógio

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Motor de partida

                                                    Motor de arranque
O motor de partida é um motor elétrico com escovas que tem a função de acionar
o motor do automóvel até que tenha condições de funcionar sozinho (ou seja,dar
a partida no carro).Sendo assim fica inoperante após esse período,permanecendo
parado mesmo enquanto o motor do automóvel estiver em funcionamento.
características:
*Transforma energia elétrica
  em mecânica.
* Produz movimento de rotação.
* Produz o torque inicial para
   vencer o atrito interno do motor
   a combustão.
* Funciona com corrente contínua.
* Possui sistema de segurança
   (impulsor com roda livre).
funcionamento:
O motor de arranque é alimentado com um cabo
positivo diretamente da bateria e um negativo ligado
à carroceria do veículo,e é acionado quando o condutor do automóvel gira a chave totalmente,ele é
mantido em funcionamento até que se solte a chave.
Durante o funcionamento o SOLENÓIDE (6) é
alimentado com positivo,proveniente da chave,puxando o conjunto pistão e garfo,
que por sua vez desliza o BENDIX (2) até acoplar com a cremalheira ,ao mesmo
tempo o solenóide fecha o circuito principal energizando a BOBINA (4) e o
INDUZIDO (3) através das ESCOVAS (5),criando um campo magnético e assim
o movimento de rotação.Os MANCAIS (1) são peças importantes e de precisão,
eles conservam o induzido centralizado e muito próximo da bobina sem que encostem
para garantir o torque necessário para impulcionar o motor do automóvel.


cuidados:
ele consome muita energia e foi
desenvolvido para funcionar por
um curto período de tempo,portanto
acione ele apenas dez segundos a
cada tentativa de partida e espere
mais de trinta segundos entre uma
tentativa e outra.Se for exigido demais
ele estraga facilmente.

#        descrição                                    

0        motor de partida                                                                    
1        tampa motor de partida (focinho)            
2        parafuso (10x25mm)                                  
3        garfo de acionamento bendix      
4        tampa intermediária                    
5        solenóide de partida                    
6        parafuso (6x43mm)                    
7        arruela de pressão (6mm)            
8        bendix                                        
9        induzido                                      
10      jogo de trava                              
11      carcaça                                          
12      conjunto bobina de campo              
13      conjunto porta escova                                                      
14      jogo de escovas
15      encosto do bendix
16      parafuso prisioneiro - agulha (5x190mm)
17      arruela de pressão (5mm)
18      bucha da tampa
19      bucha da tampa
20      tampa traseira
21      conjunto do borne
22      bucha da tampa intermediária.

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sábado, 4 de maio de 2013

Apostila de carburadores

Apostila de carburadores
Para você que gosta de cuidar do seu antigo,ai vai umas dicas
sobre carburação.Com essa apostila você terá informações
técnicas sobre carburadores weber e brosol.
Clique no no link a seguir (scribd.com) e boa leitura.
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Indicadores de temperatura e combustível

                  Indicadores de temperatura/combustível
Temperatura:
Componente eletromagnético composto de duas bobinas,de ações magnéticas diferentes.
Ambas são alimentadas no mesmo ponto,pela ignição (linha 15+).A de menor ação magnética
tem sua extremidade ligada diretamente à massa,com campo magnético permanente (não varia).
A bobina de maior ação magnética está ligada em série com o sensor de temperatura instalado no
motor.A resistência desse sensor varia conforme a temperatura do motor.Com esta variação,é provocada
uma alternância magnética nas bobinas.Tendo as duas bobinas atração magnética sobre o ponteiro
do indicador,a que tiver maior ação magnética atrairá o ponteiro para si.Esta atração dependerá da
corrente que circulará na bobina,em consequência da temperatura que atuará na resistência do sensor.
(veja fig 1)
Combustível:
Atua em conjunto com a bóia do tanque (unidade reostato).Ambos formam um circuito em 
série,para indicar o nível de combustível existente no tanque.Como o indicador de temperatura,
este indicador também possui duas bobinas de diferentes tamanhos,sendo alimentadas no mesmo
ponto pela ignição.A bobina de menor ação magnética está ligada à ignição e diretamente à massa.
A outra bobina (maior ação magnética) liga-se à ignição e à massa através da bóia (unidade reostato)
no tanque.As bobinas do indicador têm a função de atrair o ponteiro.Como elas têm atrações 
magnéticas diferentes,o ponteiro do relógio tende a ser atraído pela que tiver maior magnetismo,o que
será determinado em função da posição da bóia.
(veja fig 2)
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segunda-feira, 29 de abril de 2013

Instrumentos automotivos

Manual de instalação de instrumentos automotivos



Neste manual você terá noções de como instalar amperímetros,
contagiros,shift light,hallmeter,manômetros,termômetros e
voltímetros.Clique no link abaixo e confira.(scribd.com).
Manual de instrumentos

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Fusca e sua história

                      A história do fusca
Esse é um resumo da possível história do fusca,pois existe várias,mas oficialmente o automóvel do "povo" foi projetado por Ferdinand Porsche em 1933 e lançado em 1939 a pedido do então ditador nazista Adolf Hitler.
Mas a verdadeira paternidade é contestada e controversa,pois a ideia básica do projeto,foi na "verdade" do engenheiro Josef Ganz em 1930 com o modelo Standard Superior.
Standard Superior,por Josef Ganz

E logo após surgiram várias ideias e modelos passando pelas mãos de outros fabricantes.
Tatra T87 1932,por Hanz Ledwinka

Hanz Ledwinka era amigo de Porsche e esse modelo,(foto acima) teria sido o berço do carro que hoje é o nosso fusca.Mas,cá pra nós... o carro de Josef é mais parecido.
Porsche então seguiu com suas criações,(veja as fotos).
type 12 zündapp 1931,por Porsche
fabricado pela Zündapp o type 12 não foi a frente,( pouco capital).
Typ 32  NSU 1933,por Porsche
A Nsu por sua vez,também não levou o projeto adiante.
Protótipo 1937,por Porsche
Construido com a ajuda de Dainler Benz,o modelo da foto acima hoje poderia ser um MB,mas ouve " desinterece" por parte de Benz.

1938,finalmente surge o fusca já como Volkswagen,veja a foto.
Volkswagen fusca 1938

O fusca no Brasil:
Em 1950 chegam ao Brasil os 30 primeiros vw.
fusca 1950
1959,começa a ser fabricado no Brasil o nosso besouro,com motor 1200 de 36cv e sistema elétrico de 6 volts,com 4,07m e 740kg.
volkswagen fusca,(foto 1960)
Após 27 anos em 1986,a volkswagen deixa de fabricá-lo por aqui,alegando que o velho besouro ja estava obsoleto.Mas a pedido do então Presidente Itamar Franco,a vw voltou a fabrica-lo de agosto de 1993 até 1996,e ficou apelidado de "fusca itamar".
Porém o país que ainda o fabricava era o México,até 30 de julho de 2003,ano de fato em que foi produzido o último fusca.
volkswagen fusca 2003. (foto revista oldcars)
E esse é o nosso eterno e querido fusca,que por mais obsoleto que seja,se ainda fosse fabricado mesmo que em pequena escala,ainda seria vendido.
















quarta-feira, 24 de abril de 2013

Instalação de conta-giros

          Instalação de conta-giros (tacômetro)
Materiais: 1 conta giros (externo).
                 1 conversor de pulsos (para veículos de bobina dupla).
                 parafusos,porcas e arruelas para fixação.
                 fita isolante.
                 fio suficiente para ir da bobina até o CG.
Passo 1: identifique os fios.
EXEMPLO: vermelho; positivo do CG.
                     amarelo; positivo de iluminação do CG.
                     preto; negativo.
                     verde; sinal do RPM.
Passo 2: instale o conta giros no local desejado.
Passo 3: passe os fios da seguinte forma.
1- O fio vermelho,positivo do conta giros deve ser ligado ao pós chave,ou seja,o fio que passa corrente depois que a chave é acionada.
2- O fio amarelo,positivo de iluminação do conta giros é ligado junto ao positivo de iluminação do painel,(via interruptor).
3- O fio preto,negativo,deve ser ligado ao terra/massa.
4- O fio verde,sinal do rpm,deve ser ligado ao borne negativo da bobina de ignição.
Para veículos com bobina dupla,deve ser instalado um conversor de pulsos.Veja um exemplo:
1- fio azul ligar no negativo da bobina 1.
2- fio azul ligar no negativo da bobina 2.
3- fio amarelo ligar a entrada de pulsos do CG.
4- fio vermelho ligar ao pós chave.
5- fio preto ligar ao terra/massa.
NOTA: os dois fios que vão até a bobina são de cores iguais,e também pode haver diferenças de cores conforme o fabricante.
veja outros exemplos abaixo.

(É aconselhável comprar um produto que tenha manual em português).



segunda-feira, 22 de abril de 2013

Pintura automotiva

                                 Pintura automotiva

Passo 1: preparando a carroceria.
1- A raspagem da tinta antiga,deve ser feita utilizando um removedor pastoso com o auxilio de um pincel,espalhando o produto por toda a carroceria,depois limpar com thinner.
2- lavar com água e sabão neutro,enxugar em seguida.
3- Limpar tudo com desengraxante e secar com uma flanela.
4- Lixar com lixa d'água 180 e depois com lixa 320.
5- Limpe toda a carroceria de toda e qualquer impureza.
6- Aplicar uma demão "esfumaçada" de WASH PRIMER fundo fosfatizante,(antiferrugem).
7- Aplicar PRIMER NITRO,(selador).
8- Lixar com lixa 400 e depois com lixa 600.
9- Aplicar massa plástica em locais onde seja necessário,depois lixar com lixa 120,240,280 e 300.

Passo 2: A pintura.
1- Aplicar FUNDO NIVELADOR,(tinta usada como base).
NOTA: pode ser preciso ser feito várias vezes.
2- Lixar com lixa 600.
3- Aplicar a tinta da cor do veículo,são necessárias cerca de 3 a 4 demãos de tinta.
4- Aplicar o verniz.
ATENÇÃO : o verniz tem de ser aplicado,a mais de 30 cm de distância para que não escorra estragando o serviço.
5- Lixar levemente com lixa 1200,(se necessário).
6- Polimento : só pode ser feito após 24 hs de secagem,usando massa de polir número 2 com estopa e/ou politriz.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS :
Tipos de tintas : esmalte pu; (utiliza catalizador). Acelera a secagem.
                          esmalte duco; precisa ser polido após aplicação.
                          esmalte poliéster; é o tipo mais comum,sendo base para tons metálicos e perolizados,e necessitam obrigatoriamente do verniz.
Tipos de verniz : cristal; é o tipo mais simples.(dura menos).
                            bi-componente; precisa ser misturado a um catalizador.
Ponto da tinta: não deve ser em ponto de fio,e sim "gotejar",é bem líquida mesmo.
Catalizador : tipo de fixador.