Temperatura:
Componente eletromagnético composto de duas bobinas,de ações magnéticas diferentes.
Ambas são alimentadas no mesmo ponto,pela ignição (linha 15+).A de menor ação magnética
tem sua extremidade ligada diretamente à massa,com campo magnético permanente (não varia).
A bobina de maior ação magnética está ligada em série com o sensor de temperatura instalado no
motor.A resistência desse sensor varia conforme a temperatura do motor.Com esta variação,é provocada
uma alternância magnética nas bobinas.Tendo as duas bobinas atração magnética sobre o ponteiro
do indicador,a que tiver maior ação magnética atrairá o ponteiro para si.Esta atração dependerá da
corrente que circulará na bobina,em consequência da temperatura que atuará na resistência do sensor.
(veja fig 1)
Combustível:
Atua em conjunto com a bóia do tanque (unidade reostato).Ambos formam um circuito em
série,para indicar o nível de combustível existente no tanque.Como o indicador de temperatura,
este indicador também possui duas bobinas de diferentes tamanhos,sendo alimentadas no mesmo
ponto pela ignição.A bobina de menor ação magnética está ligada à ignição e diretamente à massa.
A outra bobina (maior ação magnética) liga-se à ignição e à massa através da bóia (unidade reostato)
no tanque.As bobinas do indicador têm a função de atrair o ponteiro.Como elas têm atrações
magnéticas diferentes,o ponteiro do relógio tende a ser atraído pela que tiver maior magnetismo,o que
será determinado em função da posição da bóia.
(veja fig 2)
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