Motor de arranque
O motor de partida é um motor elétrico com escovas que tem a função de acionar
o motor do automóvel até que tenha condições de funcionar sozinho (ou seja,dar
a partida no carro).Sendo assim fica inoperante após esse período,permanecendo
parado mesmo enquanto o motor do automóvel estiver em funcionamento.
características:
*Transforma energia elétrica
em mecânica.
* Produz movimento de rotação.
* Produz o torque inicial para
vencer o atrito interno do motor
a combustão.
* Funciona com corrente contínua.
* Possui sistema de segurança
(impulsor com roda livre).
funcionamento:
O motor de arranque é alimentado com um cabo
positivo diretamente da bateria e um negativo ligado
à carroceria do veículo,e é acionado quando o condutor do automóvel gira a chave totalmente,ele é
mantido em funcionamento até que se solte a chave.
Durante o funcionamento o SOLENÓIDE (6) é
alimentado com positivo,proveniente da chave,puxando o conjunto pistão e garfo,
que por sua vez desliza o BENDIX (2) até acoplar com a cremalheira ,ao mesmo
tempo o solenóide fecha o circuito principal energizando a BOBINA (4) e o
INDUZIDO (3) através das ESCOVAS (5),criando um campo magnético e assim
o movimento de rotação.Os MANCAIS (1) são peças importantes e de precisão,
eles conservam o induzido centralizado e muito próximo da bobina sem que encostem
para garantir o torque necessário para impulcionar o motor do automóvel.
cuidados:
ele consome muita energia e foi
desenvolvido para funcionar por
um curto período de tempo,portanto
acione ele apenas dez segundos a
cada tentativa de partida e espere
mais de trinta segundos entre uma
tentativa e outra.Se for exigido demais
ele estraga facilmente.
# descrição
0 motor de partida
1 tampa motor de partida (focinho)
2 parafuso (10x25mm)
3 garfo de acionamento bendix
4 tampa intermediária
5 solenóide de partida
6 parafuso (6x43mm)
7 arruela de pressão (6mm)
8 bendix
9 induzido
10 jogo de trava
11 carcaça
12 conjunto bobina de campo
13 conjunto porta escova
14 jogo de escovas
15 encosto do bendix
16 parafuso prisioneiro - agulha (5x190mm)
17 arruela de pressão (5mm)
18 bucha da tampa
19 bucha da tampa
20 tampa traseira
21 conjunto do borne
22 bucha da tampa intermediária.
www.carburadosecia.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário