Tutorial sobre alternador
e pela capacidade de produzir corrente
elétrica em marcha lenta.
Constituição: Anel coletor,carcaça,
rotor de pólos,mancal,escova,ventilador,
enrolamento do estator e diodo.
Funcionamento: O princípio de funcionamento dos alternadores baseia-se no fato de que quando um condutor elétrico corta ou é cortado por linhas de forças de um campo magnético,é induzida uma tensão elétrica (FEM),isto é,uma força eletromotriz.A tensão gerada (FEM) é tanto maior, quanto mais forte for o campo magnético e maior o número de rotações.Para aumentar o efeito de indução,não se expõe ao campo magnético apenas um condutor,mas um grande número deles,os quais constituem o estator.No alternador,o enrolamento do estator se compõe de três bobinas.Em cada uma delas forma-se uma tensão alternada,que recebe o nome de "fase" (fases U.V.W).
Essa corrente alternada de três fases chama-se "corrente trifásica" que resulta num aproveitamento melhor do que o da corrente alternada de uma fase.
As três fases acham-se encadeadas entre si por meio de conexão estrela ou triângulo.
A corrente alternada,produzida no enrolamento do estator,tem que ser retificada,para que a bateria possa ser carregada.Isso é conseguido com auxílio de diodos semicondutores.Os diodos só permitem a passagem de corrente em um único sentido (a corrente só passa em direção contrária à flexa),bloqueando a passagem da corrente no sentido oposto.Atuam como retificador de corrente,transformando-a de alternada para corrente contínua.Nos sistemas elétricos dos veículos,empregam-se diodos positivos e negativos,que se diferenciam pelo fato de o material dos diodos estarem instalados em sentidos opostos.(veja fig.).

Os alternadores normalmente são auto-exitantes.Isto significa que a corrente de excitação é obtida da própria máquina,visto ser desviada da corrente principal.
Para entender esta auto-excitação,é preciso saber o que significa magnetismo remanente ou remanência magnética.Ao ser desligada a corrente de um eletroímã,o respectivo campo magnético não desaparece por completo,pois um pequeno resto continua existindo no núcleo do ferro.
Quando o alternador for acionado pelo motor do veículo,o magnetismo remanente no núcleo de ferro provocará a formação de uma pequena tensão no enrolamento do alternador.
Essa pequena força eletromotriz,por sua vez,provocará a passagem de uma pequena corrente elétrica no circuito fechado do enrolamento de excitação,de maneira que o magnetismo remanente é acrescido de um pouco de eletromagnetismo,que reforça o campo de excitação.Em virtude do campo de excitação mais forte,resultará uma tensão gerada mais elevada.
O campo de magnetismo remanente do rotor produzirá uma tensão satisfatória somente com uma rotação elevada.Por isso,é necessária a pré-excitação do alternador na partida do motor.A maneira mais prática de produzir essa corrente de pré-excitação é a sob forma de corrente da bateria,através da lâmpada indicadora de carga.A corrente de pré-excitação terá o seguinte percurso: Pólo negativo da bateria,massa,enrolamento de excitação,borne DF do alternador,borne DF e D+ do regulador,lâmpada indicadora de carga,chave de ignição e partida e pólo positivo da bateria.
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