relógio

domingo, 12 de outubro de 2014

Encontro de viaturas Militares

X encontro brasileiro de preservadores de viaturas militares.
Os veículos são da segunda guerra mundial (anos 40),
guerra do Vietnã (anos 50),guerra da Coréia (anos 60)
e alguns de décadas mais recentes.
O encontro foi realizado pelo Imperial Jeep Club de Petrópolis/
Associação brasileira de preservadores de veículos militares e
Prefeitura de Petrópolis rj.
(veja fotos abaixo).




























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domingo, 5 de outubro de 2014

Transmissão Articulada

É o elemento do sistema de transmissão encarregado de transmitir
o movimento de rotação da árvore secundária da caixa de mudanças
ao diferencial,permitindo as variações do ângulo e do comprimento
da transmissão.

A transmissão articulada está constituída por :
- Árvore de transmissão
- Junta elástica
- Juntas universais  (fig. 1/2/3).
Os tipos de juntas universais são:
- Flexíveis de borracha
- Manga cilíndrica
- De cruzeta

FLEXÍVEIS (fig. 4)

MANGA CILÍNDRICA (fig. 5)

DE CRUZETA (fig. 6)
FUNCIONAMENTO:
Quando o veículo arranca,freia ou transita por pisos irregulares, o 
conjunto diferencial sobe e baixa constantemente.Isto faz com que 
varie o ângulo que forma a árvore secundária da caixa de mudanças
com a transmissão articulada.Juntamente com isto,haverá uma 
variação da distância entre a caixa de mudanças e o diferencial.
Estas variações são compensadas pela ação das juntas universais
e junta elástica.

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quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Distribuidor

É o componente do sistema de ignição que tem por finalidades:

1-Interromper o circuito primário da bobina,para provocar a alta tensão
   que irá gerar a centelha nos elétrodos das velas;
2-Avançar a centelha por meio de dispositivo existente no seu interior, de
    acordo com a rotação do motor;
3-Distribuir a corrente de alta tensão para os cabos das velas,na ordem de
    ignição do motor.

CONSTITUIÇÃO (fig.1)
1-Arruela de encosto
2-Carcaça do distribuidor
3-Mesa do distribuidor
4-Platinados
5-Escova rotativa (rotor)
6-Capacitor
7-Tampa
8-Cabo
9-Eixo de cames
10-Árvore
11-Engrenagem
12-Trava
13-Bucha
14-Pesos centrífugos
15-Molas
16-Avanço a vácuo

DESCRIÇÃO E FUNÇÃO DOS ÓRGÃOS PRINCIPAIS

Tampa; É de material isolante,com os terminais,em torre,na parte externa
e os elétrodos na parte interna.Na torre central,é ligado o cabo de alta 
tensão,proveniente da bobina de ignição;ao seu redor,os cabos das velas
(fig. 2).
Escova rotativa: Recebe a alta tensão do contato central da tampa e a 
distribui para os elétrodos das velas (fig. 3).
Eixo de cames: É constituido de tantos ressaltos quantos forem os 
cilindros.Fica montado na extremidade da árvore do distribuidor (fig. 4).
Platinados: Tem a finalidade de interromper a corrente do circuito primário
da bobina de ignição,cada vez que um ressalto do eixo de cames age sobre
ele (fig. 5)
Mesa do distribuidor: A mesa do distribuidor é fixada na carcaça por meio
de parafusos e serve de alojamento do conjunto de platinados e,em alguns,
casos também do capacitor (fig. 6).

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quinta-feira, 22 de maio de 2014

Carregador de baterias

O carregador com lâmpada incandescente (lento),é uma boa opção para
recarregar a bateria do veículo.Abaixo segue duas opções com
montagem fácil.
Material utilizado:
Bocal e sua respectiva lâmpada
Fios 2,5mm
Garra jacaré
Plug tomada
Diodos 1N 4007
Solda e parafusos
caixa p/ acondicionamento. 
Modelo 1
Modelo 2
Obs: Quando utilizar o aparelho,é aconselhável liga-lo primeiro na 
bateria,e só depois na tomada,essa medida aumenta a vida útil do 
seu recarregador de baterias.