relógio

domingo, 12 de outubro de 2014

Encontro de viaturas Militares

X encontro brasileiro de preservadores de viaturas militares.
Os veículos são da segunda guerra mundial (anos 40),
guerra do Vietnã (anos 50),guerra da Coréia (anos 60)
e alguns de décadas mais recentes.
O encontro foi realizado pelo Imperial Jeep Club de Petrópolis/
Associação brasileira de preservadores de veículos militares e
Prefeitura de Petrópolis rj.
(veja fotos abaixo).




























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domingo, 5 de outubro de 2014

Transmissão Articulada

É o elemento do sistema de transmissão encarregado de transmitir
o movimento de rotação da árvore secundária da caixa de mudanças
ao diferencial,permitindo as variações do ângulo e do comprimento
da transmissão.

A transmissão articulada está constituída por :
- Árvore de transmissão
- Junta elástica
- Juntas universais  (fig. 1/2/3).
Os tipos de juntas universais são:
- Flexíveis de borracha
- Manga cilíndrica
- De cruzeta

FLEXÍVEIS (fig. 4)

MANGA CILÍNDRICA (fig. 5)

DE CRUZETA (fig. 6)
FUNCIONAMENTO:
Quando o veículo arranca,freia ou transita por pisos irregulares, o 
conjunto diferencial sobe e baixa constantemente.Isto faz com que 
varie o ângulo que forma a árvore secundária da caixa de mudanças
com a transmissão articulada.Juntamente com isto,haverá uma 
variação da distância entre a caixa de mudanças e o diferencial.
Estas variações são compensadas pela ação das juntas universais
e junta elástica.

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quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Distribuidor

É o componente do sistema de ignição que tem por finalidades:

1-Interromper o circuito primário da bobina,para provocar a alta tensão
   que irá gerar a centelha nos elétrodos das velas;
2-Avançar a centelha por meio de dispositivo existente no seu interior, de
    acordo com a rotação do motor;
3-Distribuir a corrente de alta tensão para os cabos das velas,na ordem de
    ignição do motor.

CONSTITUIÇÃO (fig.1)
1-Arruela de encosto
2-Carcaça do distribuidor
3-Mesa do distribuidor
4-Platinados
5-Escova rotativa (rotor)
6-Capacitor
7-Tampa
8-Cabo
9-Eixo de cames
10-Árvore
11-Engrenagem
12-Trava
13-Bucha
14-Pesos centrífugos
15-Molas
16-Avanço a vácuo

DESCRIÇÃO E FUNÇÃO DOS ÓRGÃOS PRINCIPAIS

Tampa; É de material isolante,com os terminais,em torre,na parte externa
e os elétrodos na parte interna.Na torre central,é ligado o cabo de alta 
tensão,proveniente da bobina de ignição;ao seu redor,os cabos das velas
(fig. 2).
Escova rotativa: Recebe a alta tensão do contato central da tampa e a 
distribui para os elétrodos das velas (fig. 3).
Eixo de cames: É constituido de tantos ressaltos quantos forem os 
cilindros.Fica montado na extremidade da árvore do distribuidor (fig. 4).
Platinados: Tem a finalidade de interromper a corrente do circuito primário
da bobina de ignição,cada vez que um ressalto do eixo de cames age sobre
ele (fig. 5)
Mesa do distribuidor: A mesa do distribuidor é fixada na carcaça por meio
de parafusos e serve de alojamento do conjunto de platinados e,em alguns,
casos também do capacitor (fig. 6).

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quinta-feira, 22 de maio de 2014

Carregador de baterias

O carregador com lâmpada incandescente (lento),é uma boa opção para
recarregar a bateria do veículo.Abaixo segue duas opções com
montagem fácil.
Material utilizado:
Bocal e sua respectiva lâmpada
Fios 2,5mm
Garra jacaré
Plug tomada
Diodos 1N 4007
Solda e parafusos
caixa p/ acondicionamento. 
Modelo 1
Modelo 2
Obs: Quando utilizar o aparelho,é aconselhável liga-lo primeiro na 
bateria,e só depois na tomada,essa medida aumenta a vida útil do 
seu recarregador de baterias.


sábado, 17 de maio de 2014

Sistemas de Suspensão

Constituição
Os principais componentes da suspensão são:
Molas ou barras de torção.São elementos que absorvem as trepidações
ocasionadas pelo movimento do veículo.
Amortecedores.São os encarregados de oferecer resistência aos
movimentos bruscos da mola ou da barra de torção.
Barras estabilizadoras.Tem a missão de diminuir a inclinação
do veículo nas curvas,mantendo os pneumáticos aderidos ao caminho.

Classificação
As suspensões classificam-se em:
-Rígidas
-Independentes

Suspensões rígidas.Neste sistema os eixos dianteiro e traseiro
são rígidos e estão suspensos do quadro por meio de molas.neste tipo,
os impactos ou trepidações de uma roda se transmitem a outra.
Suspensões independentes.Neste sistema as trepidações
e vibrações de uma roda não se transmitem as outras,por estar fixada ao
quadro por um eixo e amortecedor próprios e independentes.

Os veículos podem ser
-Suspensão rígida nas quatro rodas
-Suspensão independente nas quatro rodas
-suspensão independente nas rodas dianteiras e rígidas nas traseiras

Tipos de suspensão rígida
Por feixe de molas;este tipo se caracteriza por que conta,geralmente
com um feixe de molas em cada extremidade dos eixos e que são
fixadas ao quadro por meio de algemas ou braçadeiras basculantes (fig. 1).
Por mola helicoidal;usa-se em eixos traseiros de veículos leves e vai 
colocado entre o quadro e o eixo.É fixado por meio de placas com
um pino central em ambas as extremidades (fig. 2).
Tipos de suspensão independente
Por feixe de molas;este é colocado transversalmente no quadro e 
cada extremidade realiza o amortecimento de forma independente
da outra (fig. 3).
Por mola helicoidal;este tipo,o mais generalizado,é usado especialmente
na suspensão dianteira (figs. 4 e 5).
De barras de torção;neste tipo,uma barra de aço de grande elasticidade
é submetida a esforços torcionais,o que absorvem os movimentos
verticais da roda (fig. 6).
Hidro-pneumáticos.Nestes sistemas,o amortecimento é efetuado pela 
compressão de um gás encerrado sob pressão em uma dupla câmara
hermética.O êmbolo se desloca,acionado pelo movimento da roda,
em um cilindro que se comunica com a câmara de óleo,fazendo pressão
sobre a câmara de gás,por meio de uma membrana que as separa (fig. 7).

carburados & cia