relógio

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Manual de instruções passat lse 1986 "iraque"

Manual de instruções do proprietário,passat lse 86 "iraquiano".
Fonte do conteúdo: HP DO PASSAT.







































































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domingo, 20 de outubro de 2013

bloqueador veicular via celular (esquema eletrônico)

Os circuitos apresentados foram desenvolvidos para realizar o
desligamento de um veículo,através do brilho da tela ou do sinal
do vibra de um celular,que deverá ser instalado ao dispositivo.
Esse funcionará remotamente com uma chamada de outro telefone
qualquer.Para que o veículo funcione novamente,basta resetar o
circuito.


imagens originais para download em: www.sensorfotocelular.jimdo.com

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Manual de baterias bosch

Este manual oferece informações completas sobre funcionamento,
utilização,manutenção...
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clique no link abaixo e confira. scribd.com
              
     

sábado, 19 de outubro de 2013

Eletroventilador gol G1

                  Sistema elétrico do eletroventilador gol g1
Esquema  simples do funcionamento do sistema elétrico
do eletroventilador do gol G1 e derivados.
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quinta-feira, 23 de maio de 2013

Alternador

Tutorial sobre alternador
Características: Os alternadores caracterizam-se pelo tamanho e peso reduzido
e pela capacidade de produzir corrente
elétrica em marcha lenta.
Constituição: Anel coletor,carcaça,
rotor de pólos,mancal,escova,ventilador,
enrolamento do estator e diodo.
Funcionamento: O princípio de funcionamento dos alternadores baseia-se no fato de que quando um condutor elétrico corta ou é cortado por linhas de forças de um campo magnético,é induzida uma tensão elétrica (FEM),isto é,uma força eletromotriz.A tensão gerada (FEM) é tanto maior, quanto mais forte for o campo magnético e maior o número de rotações.Para aumentar o efeito de indução,não se expõe ao campo magnético apenas um condutor,mas um grande número deles,os quais constituem o estator.No alternador,o enrolamento do estator se compõe de três bobinas.Em cada uma delas forma-se uma tensão alternada,que recebe o nome de "fase" (fases U.V.W).
Essa corrente alternada de três fases chama-se "corrente trifásica" que resulta num aproveitamento melhor do que o da corrente alternada de uma fase.
As três fases acham-se encadeadas entre si por meio de conexão estrela ou triângulo.
A corrente alternada,produzida no enrolamento do estator,tem que ser retificada,para que a bateria possa ser carregada.Isso é conseguido com auxílio de diodos semicondutores.Os diodos só permitem a passagem de corrente em um único sentido (a corrente só passa em direção contrária à flexa),bloqueando a passagem da corrente no sentido oposto.Atuam como retificador de corrente,transformando-a de alternada para corrente contínua.Nos sistemas elétricos dos veículos,empregam-se diodos positivos e negativos,que se diferenciam pelo fato de o material dos diodos estarem instalados em sentidos opostos.(veja fig.).
Os semiciclos negativos são eliminados e o resultado será uma corrente contínua pulsante.Para aproveitar os semiciclos de cada período,(retificação de onda completa)existem,para cada fase,um diodo no lado positivo e um diodo no lado negativo,formando um total de 6 (seis) diodos.Os semiciclos positivos das fases U,V,W passam pelos diodos positivos,ao passo que os semiciclos negativos passam pelos diodos negativos.Para que se possa entender melhor o fluxo da corrente que é retificado no interior do alternador pelos diodos,serão observados dois circuitos separadamente.Circuito de corrente de carga: No borne "D-" do alternador obtém-se a corrente para carregar a bateria e alimentar os consumidores elétricos do veículo.O percurso da corrente de carga e consumo é o seguinte: verifica-se,no referido instante,que a tensão na extremidade "U" do enrolamento é positivo,em "W",negativo e em "V" igual a zero (SEM TENSÃO).O percurso da corrente é o seguinte: extremidade do enrolamento "W",diodo negativo "W",borne do alternador "D-",massa,bateria (consumidor),borne do alternador "B+",diodo positivo "U",extremidade do enrolamento "U",e ponto neutro.Circuito de corrente de excitação: Esta corrente é usada para produção do campo magnético.É desviada do enrolamento do estator e retificada por três diodos de excitação especiais e três diodos de potência negativos.Tem o seguinte percurso: Extremidade do enrolamento "W" (negativa no momento em questão),o diodo correspondente negativo,borne do alternador "D-",enrolamento de excitação do alternador,borne do alternador"DF",borne do regulador "DF",borne do regulador "D+",borne do alternador "D+",diodo de excitação correspondente à fase "U",enrolamento "U" e ponto neutro.
Os alternadores normalmente são auto-exitantes.Isto significa que a corrente de excitação é obtida da própria máquina,visto ser desviada da corrente principal.
Para entender esta auto-excitação,é preciso saber o que significa magnetismo remanente ou remanência magnética.Ao ser desligada a corrente de um eletroímã,o respectivo campo magnético não desaparece por completo,pois um pequeno resto continua existindo no núcleo do ferro.
Quando o alternador for acionado pelo motor do veículo,o magnetismo remanente no núcleo de ferro provocará a formação de uma pequena tensão no enrolamento do alternador.
Essa pequena força eletromotriz,por sua vez,provocará a passagem de uma pequena corrente elétrica no circuito fechado do enrolamento de excitação,de maneira que o magnetismo remanente é acrescido de um pouco de eletromagnetismo,que reforça o campo de excitação.Em virtude do campo de excitação mais forte,resultará uma tensão gerada mais elevada.
O campo de magnetismo remanente do rotor produzirá uma tensão satisfatória somente com uma rotação elevada.Por isso,é necessária a pré-excitação do alternador na partida do motor.A maneira mais prática de produzir essa corrente de pré-excitação é a sob forma de corrente da bateria,através da lâmpada indicadora de carga.A corrente de pré-excitação terá o seguinte percurso: Pólo negativo da bateria,massa,enrolamento de excitação,borne DF do alternador,borne DF e D+ do regulador,lâmpada indicadora de carga,chave de ignição e partida e pólo positivo da bateria.

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