sábado, 5 de abril de 2014

Geometria da direção

Ângulos que formam a geometria da direção.
Ângulo de queda ou inclinação vertical (fig. 1).(câmber).Este ângulo é formado
pela inclinação que apresenta a roda,para dentro ou para fora,em sua parte
superior,em relação a uma linha vertical.Quando a parte superior se inclina
para fora o ângulo é positivo;quando se inclina para dentro,é negativo.
sua finalidade é aproximar o ponto de aplicação da carga ao ponto de contato
do pneumático com o terreno.Isto facilita a condução,colocando o peso do
veículo sobre o rolamento interno da ponta de eixo e reduz o desgaste do
pneumático.Uma roda inclinada tende a virar para o lado da inclinação,
portanto,se uma das rodas dianteiras tem uma inclinação positiva maior que
a outra o veículo tende a virar para o lado em que o ângulo de inclinação
é maior.

Ângulo de avanço (fig. 2).(caster).Este ângulo é formado pela inclinação
para frente ou para trás,do pino mestre ou do suporte da ponta de eixo
nos tipos de articulações esféricas,na parte superior em relação a uma
linha vertical de referência.Quando a inclinação é para trás em relação
à vertical,o avanço é positivo;quando é para frente,é negativo.
Sua finalidade é fazer com que a roda tenda a mover-se em linha reta
e que a direção se alinhe por si só depois do veículo ter feito uma curva.
Com este ângulo,a projeção do peso do veículo se situa adiante ou atrás
do ponto de contato do pneumático com o terreno.Quando os ângulos
de avanço são iguais,fazem com que o veículo se desloque para o lado
em que o ângulo é menor.O ângulo de avanço excessivo não produz
desgaste nos pneumáticos.

Inclinação do pino mestre (fig. 3).Define-se como a inclinação para dentro
do pino mestre ou da linha central de direção ,em sua parte superior.
Seu propósito é reduzir a necessidade de inclinação excessiva das rodas
ou o ângulo de queda.Este ângulo não é ajustável em todas as marcas de 
veículos e se a medição revela que não está correto,e que algumas peças
estão torcidas,deve-se trocá-la.

Convergência.É a diferença de distância entre a frente e a parte traseira das 
rodas dianteiras (fig. 4).
Compensa o jogo das articulações da direção e é ajustada modificando-se
o comprimento das barras de direção.A convergência,geralmente de 1,5 a 
3 mm,absorve qualquer folga ou trepidação das articulações da direção e 
permite que as rodas girem paralelas ao eixo central do veículo.
Nos veículos de tração dianteira as rodas são divergentes,pois neles elas 
tendem a fechar na parte dianteira.

Divergência nas curvas.È a quantidade que divergem as rodas ao virar 
(fig. 5).É controlada pelo ângulo (A) dos braços da direção e o eixo horizontal
da roda.Tem por objetivo reduzir a fricção excessiva dos pneumáticos nas
viragens,já que ambas as rodas devem virar em torno de um centro comum (C).

Equipamentos de alinhamento.
Os equipamentos de alinhamento para verificar os ângulos da direção são
variados e cada um deve ser operado de acordo com as especificações
do fabricante.

www.carburadosecia.blogspot.com.br





Nenhum comentário:

Postar um comentário