domingo, 30 de março de 2014

Freio de disco

O disco é o elemento giratório sobre o qual atuam as placas que realizam a
função de freiar.São normalmente construídos de aço fundido.
A pinça é construída por um corpo,de uma peça ou em duas metades
construída de ferro fundido ou liga de alumínio,na qual estão incorporados
os cilindros de freio e os condutos de líquido.
Os êmbolos,geralmente construídos de alumínio,se deslocam nos cilindros e
atuam diretamente sobre as placas.
As coifas de proteção evitam que entre sujeira nos cilindros e que possam
danificar ou emperrar os êmbolos.
As placas de freio são de aço e sobre elas se fixam as pastilhas.
Os anéis de borracha permitem uma vedação hermética entre o êmbolo e o
cilindro,evitando a fuga de líquido.
Veja os elementos que constituem o freio de disco na figura abaixo.

FUNCIONAMENTO:
O líquido,enviado sob pressão pelo cilindro mestre aos cilindros,empurra
os êmbolos,deslocando-os em direção às placas de freio.Estas aprisionam
o disco,apertando-o como as mandíbulas de uma morsa, freiando seu 
movimento de rotação.

carburados & cia

sábado, 29 de março de 2014

Cabo de embreagem

É o elemento de ligação entre o pedal de acionamento e o garfo da embreagem. 
É formado por diversos fios de aço,enrolados uns sobre os outros. 
TIPOS: COM conduíte e SEM conduíte.
Com conduíte,é geralmente utilizado,quando funciona em locais descobertos,pois
 o conduíte serve de elemento de proteção ao cabo. (fig. 1)
Sem conduíte,é utilizado,quando o veículo possui uma tubulação fixa que serve
como conduíte. (fig. 2)
Nesse tipo,o conduíte deve ser montado com uma curvatura de medida 
especificada cuja finalidade é evitar a trepidação nas arrancadas absorvendo os
trancos provenientes do cabo,ao se soltar o pedal da embreagem. (fig. 3)
Quando essa curvatura é menor que a especificada,a embreagem pode trepidar
em saídas bruscas.
Quando é maior,dificulta os movimentos do cabo,causa ruídos ou provoca o 
rompimento deste.
Alguns veículos utilizam um cabo de embreagem que tem um conduíte curto
entre o chassi e o suporte do conduíte na caixa de mudanças. (fig. 4)


carburados & cia






Direção mecânica

O sistema de direção mecânica é o conjunto de elementos que tem por
finalidade acionar e orientar as rodas dianteiras do veículo à vontade do
condutor.Os principais componentes da direção; (veja fig.)
Caixa de direção.A caixa converte o movimento de rotação
do volante da direção em movimento retilíneo nos braços e barras,
permitindo além disso,que o condutor realize um menor esforço para
dirigir o veículo.Está constituída por uma caixa metálica,geralmente 
aparafusada no quadro,em cujo interior está colocado o sem-fim com
seus rolamentos e o setor com seus elementos de ajuste,tudo submerso
em lubrificante.
Coluna de direção.Está formada por um tubo em cujo interior
gira a árvore do sem-fim,acionada pelo volante da direção,instalado no
outro extremo.A fixação do volante pode ser por chavetas ou estrias e a 
centragem da árvore do sem-fim na coluna por meio de rolamentos.
Braços,barras e articulações da direção.
Este conjunto é o encarregado de transmitir o movimento do setor às 
rodas.A variação dos ângulos que formam os braços e as barras é obtida 
por meio das articulações ou ponteiras da direção.
A disposição destes elementos é muito variada e depende do tipo e modelo
do veículo e da forma da suspensão.


Sistemas de lubrificação

Sistemas de lubrificação a pressão.O óleo é absorvido do cárter
por uma bomba, que o envia sob pressão,às diferentes partes móveis do motor.
Ele passa por um filtro que retém as impurezas e partículas que possam danificar
algum mecanismo ou superfície de atrito.O óleo continua através dos condutos
internos do bloco,lubrificando a árvore de manivelas,bielas,pinos,árvore de
comando de válvulas,tuchos,balancins e guias de válvulas,assegurando-se um
fluxo de óleo em qualquer condição de funcionamento do motor (fig. 1),
sendo que algumas partes são lubrificadas pelo óleo que vasa naturalmente.
A indicação da pressão existente no sistema é feita através de um manômetro
indicador,conectado por tubulação ao circuito de óleo,ou através de uma 
unidade emissora instalada no bloco,que é ligada ao indicador luminoso no
painel do veículo.

Lubrificação por salpique ou projeção.O óleo do cárter é 
recolhido pelos pescadores incorporados nas capas dos mancais das bielas,ao girar
a árvore de manivelas,e o lançam nas paredes dos cilindros e demais partes móveis
(fig. 2).Os mancais da árvore de manivelas,bielas e árvore de comando de válvulas
possuem orifícios que recebem o óleo que lubrifica o interior dos mancais.

Sistemas de lubrificação misto.É uma combinação dos sistemas por
salpique e pressão,em que os elementos bubmetidos a maior atrito,como os mancais
da árvore de manivelas,bielas e apoio da árvore de comando de válvulas são 
lubrificadas a pressão e a parede dos cilindros e tuchos por salpique ou
projeção (fig. 3)..

carburados & cia




domingo, 23 de março de 2014

Tabela de cores e tonalidades VW 1959 à 1986

Tabela de cores originais VW

Veículos fabricados entre 1959 e 1961

Veículos fabricados entre 1962 e 1966

Veículos fabricados em 1967

Veículos fabricados em 1968

Veículos fabricados em 1969

Veículos fabricados em 1970

Veículos fabricados em 1971

Veículos fabricados em 1972

Veículos fabricados em 1973

Veículos fabricados em 1974

Veículos fabricados em 1975

Veículos fabricados em 1976

Veículos fabricados em 1977

Veículos fabricados em 1978

Veículos fabricados em 1979

Veículos fabricados em 1980

Veículos fabricados em 1981

Veículos fabricados em 1982

Veículos fabricados em 1983

Veículos fabricados em 1984

Veículos fabricados em 1985

Veículos fabricados em 1986






















sexta-feira, 21 de março de 2014

Esquema elétrico DKW Candango

Veículo:
O candango é um automóvel brasileiro
produzido pela Vemag sob licença da
fábrica alemã DKW entre 1958/1963

Esquema elétrico
obs: clique na foto p/ ampliar.


quinta-feira, 20 de março de 2014

Sistema de ignição do motor enertron

Motor :
O GURGEL ENERTRON é um motor que foi desenvolvido pela gurgel motores s/a
para equipar o BR-800.É um motor a gasolina com dois (2) cilindros opostos 
horizontalmente,4 tempos.
Era na verdade,um motor VW boxer 1.600 só que "cortado ao meio",rendia 32 cv
no BR-800 e 36 cv no supermine.       (foto 01)

IGNIÇÃO :
A função do distribuidor e platinado é substituida pelo módulo de controle e o sensor
de rotação.Ha também um sensor de vácuo responsável pelo comando de ignição.
As bobinas são interligadas em série com o módulo,dessa forma os disparos nos 
dois cilindros são feitos de forma simultânea.       (foto 02)


carburados & cia



quinta-feira, 13 de março de 2014

Sistemas de arrefecimento

O sistema é um conjunto que permitem dissipar o calor produzido no motor
durante seu funcionamento,mantendo-o na temperatura normal em qualquer
condição de marcha.
TIPOS
Os sistemas empregados são:
-A água
-A ar
Sistemas de arrefecimento a água.Está constituído principalmente pela bomba
de água,radiador,ventilador e condutos de água  (fig. 1)
Neste sistema o líquido refrigerante circula ao redor dos cilindros e cabeçote do
motor,absorvendo o calor gerado pela combustão da mistura e pelo atrito das 
peças em movimento.
Uma bomba colocada no sistema permite a circulação da água pelos condutos
do bloco e do cabeçote em forma permanente.A água quente é enviada ao 
radiador,onde é distribuída em uma grande superfície,que é atravessada por uma
corrente de ar,provocada pela rotação do ventilador.A água é resfriada até limites
adequados,fazendo que se dissipe no ar o calor excessivo.Um termostato colocado
entre o cabeçote e o radiador impede que a água circule pelo sistema quando o 
motor está frio,circulando apenas,dentro do motor.
A medida que aumenta o calor da água de arrefecimento,a válvula termostática 
começa a abrir para que circule pelo radiador.Para controlar a temperatura do
motor,instala-se nos veículos um indicador,que previne o condutor de possíveis 
avarias causadas pelo excesso de calor.Os indicadores podem ser mecânicos ou 
elétricos.

Sistemas de arrefecimento a ar.Caracteriza-se pela constituição do bloco e do
cabeçote,que possuem alhetas de refrigeração,com o objetivo de dissipar melhor
o calor gerado pela combustão da mistura e o atrito das peças em movimento
(fig. 2)
Uma turbina faz o ar circular através das alhetas de refrigeração do motor,o que
mantém a temperatura normal de funcionamento,estando o veículo parado ou em
movimento.A quantidade de ar é controlada por válvulas colocadas nos condutos
de arrefecimento.Estas são acionadas por um termostato.

domingo, 9 de março de 2014

Os diferentes painéis do fusca

Quer restaurar o seu fusca ?
Veja como eram os painéis !

Modelos de 1950 à 1952



Modelos de 1953 à 1959




Modelo versão especial de 1959 à 1962

Modelo de 1961

Modelo versão especial de 1964


Modelo de 1969

Modelos de 1970



Modelos de 1974



Modelo versão especial de 1974 (bizorrão)

Modelo de 1982

Modelo de 1996